quinta-feira, 3 de abril de 2014

Biocombustíveis – uma boa notícia!

Stanley Martins Frasão

O PL 5.109/13, se aprovado, irá altera o Código Brasileiro de Aeronáutica, lei 7.565, de 19 de dezembro de 1986, com o objetivo de estimular a utilização de biocombustíveis, a exemplo do etanol, e reduzir os custos da aviação brasileira.
A autora do PL é a deputada Federal Sandra Rosado do PSB-RN.
A notícia é boa principalmente porque refletirá na diminuição dos custos das operações com aeronaves agrícolas, que também são submetidos à majoração constante do petróleo.
Contribuirá, ainda, para a redução da emissão de gases que causam o denominado "efeito estufa", considerando que o setor é responsável por 2% das emissões de gás carbônico na atmosfera.
Somente as aeronaves com matrícula brasileira poderão ter seus motores convertidos, em oficinas credenciadas pela autoridade aeronáutica, para uso de biocombustíveis. Mas em 8/8/13 o deputado Federal Dr. Ubiali (PSB-SP) relator perante a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) apresentou parecer com complementação de voto, pela aprovação, com emenda para exclusão desta restrição. O parecer foi aprovado por unanimidade. Posteriormente, em 5/11/13 o parecer do relator deputado Federal Jose Stédile (PSB-RS) perante Comissão de Viação e Transportes (CVT), pela aprovação do PL e da emenda supressiva adotada pela CDEIC. O mesmo deputado, em seu parecer, informou que a Agência Internacional de Energia (IEA) espera que os biocombustíveis possam responder por 30% do consumo energético no transporte aéreo em 2050. O combustível convencional (QAV – querosene de aviação) representa hoje cerca de 40% do custo operacional das empresas aéreas.
A conversão de aeronaves para utilização de biocombustíveis atenderá aos padrões e procedimentos estabelecidos pela autoridade aeronáutica nos regulamentos.
As aeronaves que tiverem seus motores convertidos não poderão ser exportadas ou operadas fora do Brasil.
A autoridade aeronáutica será a responsável pela emissão do certificado de homologação de tipo de aeronave, de motores, de hélices, de outros produtos aeronáuticos e de conversão de motores para uso de biocombustíveis que satisfizerem as exigências e requisitos dos regulamentos.
O aludido PL, convertido em lei entrará em vigor no prazo de 180 dias, a partir da data de sua publicação.
Diversos testes já foram feitos por companhias aéreas, sendo que em 23/10/13 a Gol fez o primeiro voo comercial movido a biocombustível.
Assim, espera-se a aprovação do PL porque além de contribuir na redução do custo operacional das empresas aéreas, emergirá como fonte de positiva contra o "efeito estufa".

Fonte:  http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI197506,51045-Biocombustiveis+%E2%80%93+uma+boa+noticia!
Biofuels - great news!

By Stanley Martins Frasão

The Bill of law 5.109, if approved, will change the Brazilian Aeronautical Code (law 7.565/86), with the objective to estimulate the use of biofuels, as ethanol, and reduce the costs of brazilian aviation.

The Bill was proposed by the Congresswoman Mrs. Sandra Rosado (member of the PSB party of the state of Rondônia).

This is excelent news, mainly because it will reflect in the reduction of the operational costs with agricultural aircrafts, which are affected by the constant increase of the petroil prices.

This will also help in the reduction of the emission of gases that cause the 'greenhouse effect', considering that this sector is responsible for 2% of all the emissions of carbonic dioxide to the atmosphere.

Only the aircracts with brazilian registration number can have their engines converted to the use of biofuels, and such procedure should take place in mechanical workshops that are accredited by the brazilian aeronautical authority.

In 08.08.2013, the Congressman Dr. Ubiali (member of the PSB party of the state of São Paulo), the rappourteur of the analysis of the Bill in CDEIC ('Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio' - Comission of Economic Development, Industry and Commerce), presented an opinion (with complementation of Vote) for the approval of the Bill with an amendment to exclude the restriction mentioned above. The opinion was approved unanimously.

Afterwards, in 11.05.2013, the Congressman Mr. José Stédile (member of the PSB party of the state of Rio Grande do Sul), the rappourteur of the analysis of the Bill in IEA ('Agência Internacional de Energia' - International Energy Agency) presented an opinion for the approval of the Bill and of the forementioned supressive amendment (proposed by CDEIC). The same Congressman, in his opinion, informed that IEA expects that biofuels can represent 30% of the energetic consumption in the aereal transportation in the year of 2050. The conventional fuel (QAV - 'querosene de avião' - airplane kerosene) represents today about 40% of the operational costs of aereal transportaion companies.

The conversion of airplanes for the utilization of biofuels will meet the standards and procedures of the propper statues set forth by the aeronautical authority.
It will not be authorized the exportation or operation out of Brazil of the airplanes that have their engines converted to biofuel use.

The aeronautical authority will be responsible for the emission of certificates of the statement of the kind of airplane, of engines, of propellers, and of other aeronautical products and of conversion of engines to the use of biofuels meeting all the necessary requirements provided for in the propper statues.
This Bill of Law, when converted into law, will come into effect in 180 days couting from its publication.


Numerous tests were realized by airline companies and, in 10.23.2013, GOL made the first commercial flight with biofuel. Therefore, the approval of the bill is expected because it will contribute to the reduction of the operational costs of such companies and it will work positively to prevent the 'greenhouse effect'.

http://www.migalhas.com/mostra_noticia_articuladas.aspx?cod=196900

Biocombustible – una buena noticia !

El Proyecto de Ley 5.109 ("PL"), si aprobado, alterará el Código Brasileño de Aeronáutica, Ley nº 7.565, de 19 de diciembre de 1986, con el objetivo de estimular la utilización de biocombustible, como el etanol, y de reducir los gastos de la aviación brasileña.

La autora del PL es la Deputada Federal Sandra Rosado del Partido Político PSB-RN.
La noticia es buena, porque interferirá en la disminución de los gastos de las operaciones con las aeronaves agrícolas, que también contribuyen para el constante aumento de precio del petróleo.
Contribuirá también para la reducción de la emisión de gases que causan el denominado "efecto estufa", porque el sector del petróleo es responsable por 2% de las emisiones de gas carbónico en la atmósfera.
Sólo las aeronaves con matrícula brasileña podrán tener sus motores convertidos, en talleres acreditadas por la autoridade aeronáutica, para el uso de biocombustible. Pero, en 08 de agosto de 2013, el Deputado Federal Dr. Ubiali (PSB-SP), relator ante la Comisión del Desarrollo Económico, Industria y Comercio (CDEIC) presentó opinión con complementación de voto para la exclusión de esta restricción. Esta opinión fue abrobada.
Después, en 05 de noviembre de 2013, la opinión del relator Deputado Federal José Stédile (PSB – RS) ante la Comisíon de Viación y Transportes (CVT), fue pela aprobación del PL con la exclusión adotada por la CDEIC. El mismo Deputado informó que la Agencia de Energía (IEA) espera que el biocombustible pueda responder por 30% del consumo energético en el transporte aéreo en 2050. El combustible convencional (QAV – queroseno de aviación) es responsable hoy por 40% del gasto operacional de las empresas aéreas.
La conversión de aeronaves para la utilización de biocombustible atenderá a los padrones y procedimentos establecidos por la autoridad aeronáutica en los Reglamentos.
Las aeronaves que tuvieren sus motores convertidos no podrán ser exportadas o operadas fuera del Brasil.
La autoridad aeronáutica será la responsable por la emisión del certificado de homologación de tipo de aeronave, de motores, de hélices, de otros productos aeronáuticos y de conversión de motores para el uso de biocombustible que satisficieren las exigencias y requisitos de los Reglamentos.
El PL, convertido en Ley, empezará su vigencia en el plazo de 180 dias, a partir de la fecha de su publicación.
Diversos testes ya fuerón hechos por compañías aéreas, siendo que en 23 de octubre de 2013, la GOL hizo el primer vuelo comercial con biocombustible.
Así, se espera la aprobación del PL, porque contribuye para la reducción del gasto operacional de las empresas aéreas y atua contra el "efecto estufa".* Stanley Martins Frasão es abogado del bufete Homero Costa Advogados
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Fonte: http://la.migalhas.com/Articulos/147,MI196896,61044-Biocombustible+una+buena+noticia