"Toda criança tem o direito de conhecer sua ancestralidade"



IV Prêmio Innovare 2007, A justiça do século XXI


"Toda criança tem o direito de conhecer sua ancestralidade"

Stanley Martins Frasão*


O Promotor de Justiça Paulo Márcio da Silva, que concorreu ao Prêmio Innovare na categoria Ministério Público, apresentou a prática "Toda criança tem o direito de conhecer sua ancestralidade", que é desenvolvida em Passos, MG. O objeto da prática é a obtenção de informações perante as escolas visando a propositura de ações de investigação de paternidade e alimentos para crianças e adolescentes.
A visita ocorreu no dia 4.9.07, às 16 horas, na Secretaria do Ministério Público em Passos. O Promotor discorreu sobre a prática, justificando a necessidade de tais providências, o que vem indicando que a desagregação familiar contribui para o aumento de crimes, atos infracionais e indisciplina escolar.
A prática está em pleno desenvolvimento há mais de 4 anos.
A dificuldade encontrada ficou restrita à falta de colaboração de algumas mães.
Considerando que a prática gera a agregação familiar, conscientiza o dever de prestação espiritual e material de pais aos seus filhos, pode-se concluir que constitui pacificação da sociedade e de aumento da segurança pública no Município.
Os benefícios para a Segurança Pública são patentes, porque evita estigmatizar crianças e adolescentes que não têm em suas certidões de nascimento o nome do pai, permite a agregação familiar, o que comprovadamente reduz a criminalidade, atos infracionais e de indisciplina escolar.
O que deu ensejo à criação da prática foi o pedido de algumas diretoras e professoras das escolas de Passos, que visavam corrigir a indisciplina e atos infracionais nas escolas.
A colaboração das Diretoras das escolas de Passos, que fornecem as informações de todas as crianças e adolescentes que a filiação paterna é desconhecida, mediante notificação do Promotor de Justiça, no início de cada ano letivo, gerando na seqüência a propositura de ação de investigação de paternidade e de alimentos, constitui o sucesso da prática.
_______________

*Consultor externo do Prêmio Innovare.


Esta matéria foi colocada no ar originalmente em 11 de dezembro de 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Cidadania rural itinerante"

Mineiros aguardam aprovação da Câmara federal para criação de TRF

Stanley Martins Frasão