"Por uma Ubá melhor"



IV Prêmio Innovare 2007, a justiça do século XXI


"Por uma Ubá melhor"


Stanley Martins Frasão*


O Juiz de Direito Nilo Marques Martins Junior, que concorreu ao Prêmio Innovare na categoria Juiz Individual, apresentou a prática "Por uma Ubá melhor", que é desenvolvida desde meados de março de 2007.
Trata-se de Projeto de redução da violência infanto juvenil, o conflito de gangs, programa de palestras e orientações sobre convivência, relacionamento e comportamento.
A visita ocorreu no dia 5.9.2007, às 14 horas. Entrevistei o Juiz Nilo e os parceiros da prática, Secretária de Educação, Comissários de Menores, Advogados, Policial Militar, Supervisoras das Escolas. A manifestação de todos foi no sentido de que a Prática devolveu a paz social na Praça São Januário, na cidade de Ubá, nas escolas, nos lares, com reflexos nas cidades vizinhas. Os pais estão fortalecidos e atos de desobediência são raros. As palestras nas escolas é sucesso de público e satisfação dos presentes.
O que deu ensejo à criação da prática foi devolver a paz social à comunidade da cidade de Ubá, com mais de 100 mil habitantes, objetivando-se reduzir a criminalidade infanto juvenil.
A implementação da prática ocorreu com a identificação das gangs e de seus membros pelas Polícias Civil e Militar, auxiliadas pelo Comissariado de Menores, conduzindo-se os mesmos ao Fórum para respectivo cadastramento, monitoramento e orientação para um comportamento social adequado e harmônico e palestras aos pais e alunos nas escolas.
As dificuldades encontradas? Resistência inicial de alguns menores que não aceitavam mudanças e a retirada de menores da prostituição juvenil.
Há mais de três anos, por inércia do poder público, surgiram gangs na cidade que dominaram a principal praça da cidade, espalhando terror e medo na população de Ubá em decorrência do conflito armados. A prática, em pouco tempo, foi capaz resgatar a paz social, e renascer um convívio harmônico, gerando uma mudança comportamental de todos, resgatando valores e respeito, razão pela qual é instrumento real de pacificação da sociedade e de aumento da segurança pública. O término da violência na Praça São Januário, coração da cidade, tranqüilidade social da população e a redução em mais de 90% de ocorrências policiais envolvendo menores, trazendo a paz social trouxeram benefícios específicos e relevantes para a segurança pública.
Foi relatado pelas diretoras das escolas a melhoria do ambiente escolar e agradecimentos às palestras do juiz, bem como que a festa junina de 2007, com a presença de alunos de 35 escolas ocorreu, pela primeira vez, sem ocorrências. A alegria e a satisfação da comunidade é patente. Aliás, é fator de sucesso da Prática o apoio da comunidade.
As Polícias Civil e Militar, Comissários de Menores, advogados, Secretaria de Educação, todos unidos na busca da segurança, são parcerias importantes, conforme informado pelo autor da prática.

__________________

*Consultor externo do Prêmio Innovare.


Esta matéria foi colocada no ar originalmente em 20 de dezembro de 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog