Prêmio Innovare 2008/2009

Prêmio Innovare 2008/2009

Stanley Martins Frasão[1]

O Prêmio Innovare: a Justiça do Século XXI é um instrumento para destacar e difundir práticas bem sucedidas da Justiça brasileira que estejam contribuindo para sua modernização e para pacificação da sociedade. Foi criado para identificar, premiar e divulgar práticas inovadoras do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia que estejam contribuindo para a modernização dos serviços da Justiça.
O tema da VI edição do Prêmio Innovare, em 2009, é: JUSTIÇA RÁPIDA E EFICAZ. Um dos fundamentos para escolha do tema foi a comemoração dos 60 anos da declaração dos direitos humanos, ocorrida em 10 de dezembro de 2008.
O tema da V edição do Premio Innovare foi : Justiça para todos - democratização do acesso a justiça e meios alternativos de resolução de conflitos - e teve como objetivo valorizar e premiar práticas que atingiram pelo menos um dos objetivos listados no
Regulamento.
Somente em 2008 a Ordem dos Advogados do Brasil foi integrada ao Prêmio na qualidade de nova parceira institucional, criando-se uma categoria para participação e premiação de advogados.
Encerradas as inscrições, teve início a fase seguinte, a visitação técnica das práticas que concorrem ao Innovare de 2008. Os consultores externos de cada Estado da Federação fizeram contato com os autores e responsáveis pelas práticas visando a certificação das mesmas, relatando os dados colhidos, com observância dos seguintes critérios de análise: eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e abrangência territorial.
Posteriormente deu-se início a fase de julgamento das práticas que foram apresentadas em todo Brasil.
A premiação ocorreu em dezembro/08 em Brasília, DF, no Palácio do Planalto, ocasião em que os vencedores de cada categoria do Prêmio foram contemplados com importância de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) em dinheiro, além da entrega de troféus e diplomas. As práticas vencedoras foram: Juiz João Agnaldo Donizeti Gandini, integrante do Poder Judiciário do Estado de São Paulo - comarca de Ribeirão Preto, na categoria Juiz Individual; Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Tribunal, de autoria de João Marcus Vinicius Façanha dos Santos; Promotoras de Justiça Rosa Maria Xavier Gomes Carneiro, Maria Amélia Barretto Peixoto e Liana Barros Cardozo de Sant’Ana - Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Ministério Público; Defensores Públicos Renata Flores Tibyriçá, Renato Campos Pinto De Vitto, Vitore André Zílio Maximiano e Carlos Henrique Acirón Loureiro - Defensoria Pública do Estado de São Paulo, na categoria Defensoria Pública; Advogados Bleine Queiroz Caúla, Francisco Otávio de Miranda Bezerra e Ana Paula Araújo de Holanda, Universidade de Fortaleza – UNIFOR, na categoria Advocacia. E as práticas homenageadas foram: Juiz Marcelo Eduardo Rossito Basseto - Seção Judiciária do Estado do Acre, na categoria Juiz Individual; Juízas Karen Rick Danilevicz Bertoncello e Clarissa Costa de Lima - Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, na categoria Juiz Individual; Tribunal do Estado de Minas Gerais, na categoria Tribunal; Promotora de Justiça Ana Cristina Bardusco Silva - Ministério Público do Estado de Mato Grosso, na categoria Ministério Público; Promotor de Justiça Cândido Furtado Maia Neto - Ministério Público do Estado do Paraná, na categoria Ministério Público; Defensores Públicos Líbero Atheniense Teixeira Junior, Patrícia Fonseca, Carlos Magno de Oliveira e Gabriela Varsano Cherém - Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Defensoria Pública; Consultora da União Hélia Maria de Oliveira Bettero, Advocacia-Geral da União – DF, na categoria Advocacia.
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare e conta com o apoio do Ministério da Justiça por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, da Associação Nacional do Ministério Público - CONAMP, da Associação Nacional dos Defensores Públicos- ANADEP, da Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e da Vale. Neste ano o Innovare contará, ainda, com a participação da Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR.
[1] Consultor externo do Prêmio Innovare, sócio de Homero Costa Advogados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mineiros aguardam aprovação da Câmara federal para criação de TRF

Stanley Martins Frasão

Sistema de Registro Único – SRU